Sábado – Pense por si

Bebé nasce na berma da A1 por causa das urgências fechadas em Vila Franca de Xira

SÁBADO
SÁBADO 28 de agosto de 2025 às 10:00
As mais lidas

Matilde e a mãe, Diana, estão bem de saúde. Este ano já houve perto de 50 partos em ambulâncias, o dobro do registado em todo o 2024.

Matilde era para nascer no Hospital de Vila Franca de Xira, mas o serviço de urgências de ginecologia e obstetrícia estava encerrado, na madrugada desta quarta-feira. Aos bombeiros de Samora Correia, que levavam a mãe Diana na ambulância em trabalho de parto, foi ordenado que levassem a grávida de 39 semanas e 5 dias de gestação para o Hospital São Francisco de Xavier, em Lisboa, a 45 km de distância. Mas Matilde não quis esperar e nasceu a meio caminho, com a ambulância parada na berma da A1, na zona de Alverca. Matilde e Diana estão bem.

Bebé nasce na berma da A1
Bebé nasce na berma da A1 DR

Leia o artigo na íntegra no

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.