NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
AMAL aprovou a redução em 50% do custo dos passes de transportes públicos algarvios, medida que será aplicada "no mais tardar a partir de maio".
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) aprovou esta sexta-feira a redução em 50% do custo dos passes de transportes públicos algarvios, medida que será aplicada "no mais tardar a partir de maio", informou fonte do organismo.
Em comunicado, a entidade que reúne os 16 concelhos algarvios (distrito de Faro) adianta que o Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos foi aprovado por unanimidade na reunião de hoje do Conselho Intermunicipal.
Esta redução, válida para autocarros e comboios, é conseguida através de verbas do Fundo Ambiental que, no caso da AMAL, representam este ano aproximadamente um milhão de euros, o que corresponde a 97,5% do montante global, sendo os restantes 2,5% provenientes dos municípios.
"Esta é mais uma medida da AMAL para aumentar a procura dos transportes públicos na região do Algarve e mais uma aposta em soluções amigas do ambiente", lê-se no comunicado hoje divulgado.
A Comunidade Intermunicipal do Algarve "espera agora que a acompanhar esta medida seja também resolvida a carência de transportes públicos na região", acrescenta.
O diploma com os valores e os termos do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), para incentivar o uso dos transportes coletivos nas cidades, foi publicado no Diário da República no início de fevereiro.
O diploma estabelece que as Áreas Metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP) e as 21 Comunidades Intermunicipais (CIM) recebam 104 milhões de euros do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado, e comparticipem o programa com um total de 2,6 milhões.
O objetivo é que utilizem esta verba para criar soluções que alterem "padrões de mobilidade da população, com vista à redução de emissões nos transportes".
As compensações financeiras do PART estão disponíveis em 01 de abril.
As 21 CIM vão receber um total de 23,2 milhões do PART e cada uma delas vai contribuir com 2,5% da verba que lhes for transferida pelo Estado.
Algarve aprova redução de 50% nos passes de transportes públicos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.