Sábado – Pense por si

Alcindo Monteiro e a história recente do racismo português vão ter um documentário

Catarina Moura
Catarina Moura 08 de junho de 2021 às 20:00

Depois de uma campanha de crowdfunding, o documentário Alcindo vai entrar em breve em pós-produção. Promete revisitar a noite do assassinato de Alcindo e relacioná-la com casos como o de Cláudia Simões ou Bruno Candé.

Há 26 anos, o 10 de Junho ganhou um novo significado. Não por acaso, o dia que na agenda salazarista era o da raça foi a noite de uma das mortes que mais comoção gerou nos anos 1990 portugueses, que se tornou um símbolo dos movimentos anti-racistas e anti-fascistas, uma memória coletiva por desbravar. Alcindo Monteiro, de 27 anos, foi agredido e assassinado por um grupo de skinheads junto ao Bairro Alto. Alcindo é o documentário que relata os acontecimentos dessa noite e quer perceber que contexto tem o racismo em Portugal, até aos dias de hoje. Em 10 dias, angariou 10 mil euros num crowdfunding e agenda a estreia para outubro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.