Tendas acolherão cerca de dezena e meia de pessoas.
Um grupo de moradores deBragadenunciou, esta segunda-feira, a existência de um "acampamento ilegal" junto ao Bairro das Enguardas, que acolherá cerca de dezena e meia de pessoas.
Segundo os moradores, que denunciaram o caso na reunião do executivo camarário, a situação arrasta-se há cerca de três semanas e está a dar "má imagem" ao bairro e para a cidade, além de constituir um foco de insegurança.
"Estão lá três tendas e uma carrinha, deve ser para ver se conseguem casa com as obras de requalificação do bairro. A Polícia Municipal já lá foi, mas eles recusaram sair", acrescentaram os moradores.
Na resposta, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, disse que aquele acampamento "obviamente não vai permanecer no local", porque se trata de um espaço público.
"Terão que ser encontradas soluções para resolver a situação com a máxima brevidade possível", referiu o autarca.
Rio deixou claro que o município "não tem resposta disponível" para o alojamento daquelas famílias.
Explicou que há gente em fila de espera para uma habitação social e que há critérios para a atribuição de casas.
Por isso, considerou que, em primeira instância, o assunto terá de ser resolvido pela Segurança Social, podendo também, "em situação limite", ser pedida a intervenção daPSPcaso o acampamento não seja levantado.
"O local para tendas é no campismo", referiu.
O Bairro das Enguardas está a ser requalificado, tendo, entretanto, uma família sido despejada por estar a ocupar ilegalmente uma fração.
Essa família montou tenda à porta do bairro, tendo posteriormente outras famílias, oriundas de fora do concelho, feito o mesmo, "certamente na expectativa de conseguirem ali uma habitação".
Segundo os moradores que denunciaram o caso, há registo de alguns assaltos na zona depois da instalação do acampamento.
"Estamos a acompanhar a situação e o objetivo é erradicar o acampamento o mais depressa possível", garantiu Ricardo Rio.
Acampamento à porta de bairro social em Braga revolta moradores
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?