Sábado – Pense por si

A máquina de Xi Jinping que tudo vê em Portugal

Alexandre R. Malhado , Nuno Tiago Pinto 19 de outubro de 2023 às 08:00

Cinco empresários chineses espalhados pelo País serão membros do Departamento de Trabalho da Frente Unida. O organismo foi identificado num relatório americano como arma encapotada do regime para propaganda e influência junto da diáspora.

No dia 13 de outubro, chegou a Portugal uma das maiores autoridades na diáspora chinesa: Wan Lijun, membro do comité central do Partido Comunista Chinês (PCC) e também presidente da federação nacional de chineses ultramarinos retornados (ACFROC), uma organização do Departamento de Trabalho da Frente Unida (United Front Work Department, UFWD em inglês), entidade cujo objetivo é reunir informações e influenciar os chineses no estrangeiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.