Sábado – Pense por si

A máquina de Xi Jinping que tudo vê em Portugal

Alexandre R. Malhado , Nuno Tiago Pinto 19 de outubro de 2023 às 08:00

Cinco empresários chineses espalhados pelo País serão membros do Departamento de Trabalho da Frente Unida. O organismo foi identificado num relatório americano como arma encapotada do regime para propaganda e influência junto da diáspora.

No dia 13 de outubro, chegou a Portugal uma das maiores autoridades na diáspora chinesa: Wan Lijun, membro do comité central do Partido Comunista Chinês (PCC) e também presidente da federação nacional de chineses ultramarinos retornados (ACFROC), uma organização do Departamento de Trabalho da Frente Unida (United Front Work Department, UFWD em inglês), entidade cujo objetivo é reunir informações e influenciar os chineses no estrangeiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.