
Xi Jinping foi ao Tibete celebrar 60 anos de liderança do Partido Comunista Chinês
Wang Huning reforçou que “os assuntos tibetanos são assuntos internos da China".
Wang Huning reforçou que “os assuntos tibetanos são assuntos internos da China".
A queda de Ma remonta ao final de 2020, quando proferiu um discurso polémico, no qual atacou a estratégia de Pequim para minimizar os riscos no sistema financeiro e os bancos tradicionais.
As medidas da China foram tomadas quase imediatamente após a aplicação das tarifas norte-americanas.
Durão Barroso diz que o ex-Presidente dos EUA cometeu uma “humilhação desnecessária” ao classificar a Rússia como potência regional – e que Putin está a tentar provar o contrário.
"Os jovens terão de se levantar para defender os direitos humanos", crê o artista e ativista político chinês, que tem nova exposição em Lisboa. Falámos com ele sobre arte, ativismo e o Alentejo.
É a pergunta-chave nas eleições em Taiwan, uma das mais importantes em 2024, ano recorde de atos eleitorais no mundo. O partido pró-independência taiwanês lidera, mas Pequim aumenta a intimidação e a interferência.
O Parlamento Europeu aponta de forma clara que o Instituto Confúcio, presente em 200 universidades europeias e cinco portuguesas, é “instrumento de ingerência” de Pequim na Europa. Universidades portuguesas dizem-se atentas – mas não veem problemas.
O Exército Popular da Libertação da China está a realizar "patrulhas de prontidão de combate" e exercícios no Estreitos de Taiwan e ao norte, sul e leste da ilha.
Um em cada cinco membros do Comité Central estudou em universidades estrangeiras, mas depois não tentam replicar os modelos liberais. "Aprendem e depois levam o conhecimento técnico", critica especialista em relações internacionais.
O processo necessário para chegar à paz na Ucrânia esteve em discussão na Conferência de Munique. E houve muitas referências à Guerra Fria pelo caminho.
Numa votação à porta fechada, em Pequim, foi quebrada a tradição política das últimas décadas nas quais o líder chinês apenas servia dois mandatos. Kim Jong Un e Vladimir Putin já enviaram felicitações.
Os media chineses fizeram eco de um documento do governo local de Danzhou, na ilha meridional de Hainan, que ordenou à Evergrande que demolisse 39 edifícios no prazo de dez dias porque o projeto violava as "leis de planeamento urbano e rural", embora até agora o grupo imobiliário não tenha comentado o assunto.
O Governo Chinês diz desconhecer o caso que levou ao desaparecimento da tenista Peng Shuai. Uma mensagem difundida pela rede social Twitter da televisão estatal chinesa CGTN, a tenista garante estar bem e a descansar.
Há cem anos, nascia o Partido Comunista da China. Hoje, tem quase 100 milhões de filiados. As celebrações foram acompanhadas por milhões de pessoas a partir da rua, do trabalho, da escola ou do campo. Xi Jinping deixou o aviso: quem ameaçar a China vai entrar em "rota de colisão com uma parede de aço".
Hoje assinalam-se 32 anos que o exército chinês avançou com tanques para dispersar protestos pacíficos liderados por estudantes, causando um número indeterminado de mortos.
A decisão foi tomada esta segunda-feira durante uma reunião do Partido Comunista da China. O objetivo das autoridades chinesas é evitar uma crise demográfica.