Sábado – Pense por si

A amizade de Margarida, Pedro, Francisco e Ivan não tem cor política

Margarida Davim
Margarida Davim 11 de agosto de 2018 às 14:00

São a nova geração que se está a afirmar no PS, PSD e CDS. Mas antes estiveram juntos no associativismo estudantil. E a ligação ainda resiste.

Margarida, Francisco e Pedro estavam juntos no dia em que a Faculdade de Direito de Lisboa foi fechada a cadeado em protesto contra as mudanças nas regras da atribuição de bolsas impostas pelo ministro Mariano Gago. Eram três amigos e dirigentes associativos do mesmo lado de uma luta estudantil que também mobilizava Ivan, que era então presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico. Neste grupo de universitários estavam aqueles que são hoje os protagonistas sub-30 da política nacional. E que, apesar de todas as diferenças, continuam amigos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.