Sábado – Pense por si

Nova direção da Fenprof eleita com 96,6% dos votos

A Fenprof anunciou a eleição de Francisco Gonçalves e José Feliciano da Costa (Lista A) como secretários-gerais, que vão suceder a Mário Nogueira.

A nova direção da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), o Conselho Nacional, foi hoje eleita com 96,6% dos votos, num universo de 597 votantes, disse à agência Lusa o secretário-geral cessante, Mário Nogueira.

Registaram-se nove votos em branco e 11 nulos, segundo a mesma fonte.

Para o Conselho de Jurisdição, órgão de fiscalização, votaram igualmente 597 eleitores. A Lista A recolheu 554 votos (92,7%) e a Lista B, 33 (5,5%). Foram apurados seis votos em branco e quatro nulos.

De acordo com um comunicado da Fenprof, foram eleitos os sete elementos efetivos da Lista A.

A Fenprof anunciou a eleição de Francisco Gonçalves e José Feliciano da Costa (Lista A) como secretários-gerais, que vão suceder a Mário Nogueira, ao fim de 18 anos a liderar a maior organização sindical de professores.

A eleição decorreu no 15.º Congresso Nacional dos Professores, que hoje termina, em Lisboa.

Francisco Gonçalves e José Feliciano Costa são professores de Geografia e de Educação Física, respetivamente, e prometem continuar lutas antigas da Federação Nacional dos Professores.

O Programa de Ação, apresentado pelo Secretariado Nacional e pelos sete sindicatos da Fenprof — "Valorização, já! Por uma Profissão com futuro e uma Educação pública de qualidade!" — foi aprovado por unanimidade esta manhã.

TIAGO PETINGA/LUSA
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?