NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O governo britânico conseguiu ver aprovada, sem oposição, uma estratégia para a saída do Reino Unido da União Europeia, graças à garantia de que os deputados terão uma oportunidade para adiar o Brexit.
Portugal está disponível para um adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit'), disse esta quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
O chefe da diplomacia portuguesa, que falava à margem da apresentação de uma bolsa para investigadores de língua portuguesa na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, afirmou que esta é a posição que tem sido defendida pelo governo e pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
"Não sabemos ainda a decisão das autoridades britânicas, mas o primeiro-ministro já teve oportunidade de dizer e eu também que Portugal acolherá favoravelmente um eventual pedido de adiamento da data de saída apresentada pelas autoridades britânicas", posição que também já foi expressa por Marcelo Rebelo de Sousa, considerou o governante, instado a comentar a estratégia aprovada na quarta-feira pelo parlamento britânico.
O executivo de Theresa May tinha apresentado o plano de continuar negociações com Bruxelas que permitam ao Reino Unido sair da União Europeia (UE) com um acordo, o qual prometeu submeter no máximo até 12 de março.
Concomitantemente, perante a hipótese de ser novamente chumbado, adiantou que realizaria um voto perguntando aos deputados se autorizariam uma saída sem acordo, ou, caso contrário, apresentaria a opção de pedir à UE o prolongamento das negociações para além de 29 de março.
Este calendário destinou-se a esvaziar uma potencial proposta da deputada trabalhista Yvette Cooper, que, mesmo assim, apresentou uma emenda pedindo que os compromissos do governo ficassem corroborados.
A proposta passou por 502 votos a favor e 20 contra.
Brexit: Portugal disponível para adiamento da saída britânica da UE
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.