O diploma visa permitir a circulação nas vias rápidas e nas vias expresso a mais 10 km/h do que o limite actualmente estabelecido só quando o piso se encontre seco.
A Região Autónoma da Madeira criou dois novos sinais de trânsito que apenas aguardam aprovação no parlamento do arquipélago para serem colocados nas principais vias regionais, tendo por base o exemplo francês.
"A medida é simples. Se o piso estiver seco, o condutor pode circular 10 quilómetros/hora acima do que está indicado na sinalização da via. Se o piso estiver molhado, respeita os limites impostos", explicou à Lusa o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves.
O diploma visa permitir a circulação nas vias rápidas e nas vias expresso a mais 10 quilómetros/hora (km/h) do que o limite actualmente estabelecido apenas nas partes devidamente sinalizadas e só quando o piso se encontre seco.
"Tomemos o exemplo de uma zona onde o condutor se depara com um sinal vertical de limite de velocidade não superior a 80 km/h. Se o piso estiver seco ele poderá circular a 90 km/h, se estiver molhado, respeita o limite dos 80 km/h", indicou o secretário regional.
O governante referiu que, "embora seja um sistema inovador a nível nacional, a medida não é inédita na Europa e teve por base o exemplo francês", pelo que, sublinhou, "se está a falar de uma experiência testada e com resultados positivos."
A Assembleia Legislativa da Madeira, alega o executivo, tem competência para legislar nesta área, "não constituindo matéria reservada aos órgãos de soberania", o que se justifica com as características próprias da região, no âmbito do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma.
"O Governo Regional já aprovou a proposta de decreto legislativo regional, cabendo à Assembleia Legislativa da Madeira agendar a sua discussão e votação", afirmou Amílcar Gonçalves.
É intenção do executivo "ver os novos sinais instalados nos ramais de entrada da via rápida e via expresso em Outubro, coincidindo com o regresso às aulas."
O novo sinal tem a indicação da via em causa (como "VR1", relativo à via regional 1), seguido de um sol e da indicação "+10 km/h".
Abaixo há uma nuvem com chuva e o sinal para cumprimento da velocidade máxima estabelecida para o local em causa ("VMax").
O segundo sinal criado indica o fim da área em que o primeiro sinal está em vigor.
As vias expresso e rápidas da Madeira compreendem um total de 113 quilómetros.
Madeira cria dois sinais de trânsito com base no sistema francês
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.