Sábado – Pense por si

PS quer vilas com mais de 7.500 eleitores a passar a cidades

A proposta do PS repõe um regime que foi “inadvertidamente” revogado em 2012. Reduz o número de eleitores necessários para passar a cidade e inclui requisitos novos, que espelham as novas realidades. Discussão só depois das autárquicas.

Para poderem ser elevadas a cidade, as localidades que hoje em dia tenham estatuto de vila – e há 581 nessa situação – terão de ter pelo menos 7.500 eleitores "em aglomerado populacional contínuo". A proposta é do PS, e já foi entregue no Parlamento, no âmbito de um projeto de uma nova lei-quadro da atribuição da categoria das povoações. O diploma anterior, que regulou esta matéria até 2012, estabelecia um limiar mínimo de 8.000 eleitores. Já para a passagem de povoação a vila, o número deverá manter-se o mesmo: pelo menos 3.000 eleitores.

D.R.

Leia mais no Jornal de Negócios.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres