Sábado – Pense por si

Escolas são livres de mudarem turmas a meio do ano

Plano de recuperação das aprendizagens prevê "turmas dinâmicas" a partir do ano letivo de 2021/2022. Diploma diz que medida "não pode, de forma alguma, ser utilizada para a constituição de turmas segregadas ou em função de resultados académicos".

Todas as escolas vão poder mudar turmas a meio do ano letivo para melhorar as aprendizagens, já a partir de 2021/2022. A medida consta no plano de recuperação das aprendizagens publicado esta quarta-feira em Diário da República, na Resolução de Conselho de Ministros nº 90/2021. O diploma refere que haverá "múltiplas possibilidades de organização e reconfiguração das turmas ao longo do ano, em função da decisão das escolas", distinguindo estas "turmas dinâmicas" da "turma administrativa construída para efeitos de definição da rede escolar".

José Gageiro/Movephoto

Leia mais no Correio da Manhã.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.