Sábado – Pense por si

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos Professor universitário
06 de dezembro de 2020 às 17:47

Biden no mundo

Trump com áurea de grande negociador (deal breaker), desenvolveu uma política externa de oposição, desfazendo a maioria das decisões do seu antecessor, e por essa via, contentar a sua magra base eleitoral atenta aos assuntos internacionais.

Quando Ken Waltz entrou no recém-fundado Institute of War and Peace Studies da Universidade de Columbia, para conversar com o seu supervisor sobre o tema da sua tese de doutoramento em política externa norte-americana, "Superpower Fox" (alcunha que Bill Fox granjeou por ter cunhado o conceito no seu livro de 1944) respondeu-lhe: "it's better if you study world politics" (epá! estuda, mas é, política mundial!).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?