Vitória histórica de Joe Biden
Paulo Batista Ramos
27 de outubro de 2020

Vitória histórica de Joe Biden

Dois jóqueres mudaram o rumo dos acontecimentos, provocando danos irreparáveis na credibilidade de Trump. Primeiro, o surgimento da pandemia de Covid-19 e depois, a tonificação do movimento Black Lives Matter.

A não ser que suceda uma hecatombe ou catástrofe sobrenatural, Joe Biden obterá uma vitória esmagadora sobre Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas a realizar de hoje a uma semana.

Trump foi sempre um presidente impopular ao longo de todo o seu mandato, tendo atingido o seu pico de popularidade no dia 1 de abril de 2020, com 45,8% de aprovação contra 49,7% de Joe Biden (os números doravante utilizados foram retirados do website FiveThirtyEight). Nunca conseguindo alcançar a percentagem de 46% equivalente aos resultados eleitorais de 2016.

A gradual subida de popularidade de Trump, durante o primeiro trimestre de 2020, está associada ao bom desempenho da economia norte-americana. Ao nível do desemprego, que tinha atingido os 3,5%, sendo este o valor mais baixo dos últimos 50 anos, e do bem-estar financeiro das famílias, que sentiam mais dinheiro no bolso do que um ano antes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login