Sábado – Pense por si

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos Professor universitário
11 de janeiro de 2021 às 12:18

Putin, o Temível

O presidente russo tem posto em prática, na segunda década do séc. XXI, as novas formas de utilização do poder nacional, como nenhum outro líder ou estado ao nível mundial alguma vez pôs.

A democracia americana está a sofrer um "teste de stress", sem igual na sua história, existindo atualmente três ameaças aos equilíbrios políticos e estabilidade social nos EUA: os impactos alargados da pandemia sobre a sociedade, a indigestão eleitoral fulminante de Donald Trump e os ciberataques realizados contra as infraestruturas críticas nacionais por países rivais e inimigos. Destas três ameaças iminentes, duas têm a influência concreta, mas dissimulada, de Vladimir Putin.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.