Reunimos 50 dicas para aproveitar ao máximo as férias entre Sagres e Albufeira; fomos consultar o processo-crime que investiga a discussão entre Ascenso Simões e dois agentes da PSP; e recordamos-lhe o lado negro das Doce.
Enquanto preparavam a lista de 50 dicas para aproveitar as férias entre Albufeira e Sagres, o jornalista Markus Almeida e a fotógrafa Raquel Wise tinham no plano uma visita ao restaurante de petiscos O Charneco, em Estômbar, para conhecer o afamado menu de degustação de sete pratos. A mesa estava marcada para as 21h30. Mas 30 minutos antes de chegarem ao local, os repórteres receberam uma chamada telefónica: a cozinheira Marta Charneco estava a ressentir-se dos efeitos secundários da vacina contra a Covid-19. Acabaram por descobrir mais um local onde se come bem. E como os efeitos secundários se revelaram de pouca dura, na noite seguinte conseguiram visitar O Charneco. Saiba como correu e conheça as muitas e boas sugestões da equipa daSÁBADOno especial de 15 páginas que preparámos para si.
Uma discussão, duas versões
O caso de Ascenso Simões é dos mais insólitos dos últimos anos que já visaram deputados. Com muito vernáculo à mistura, a briga com dois agentes da PSP à porta do parlamento levou Eduardo Cabrita a ordenar à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de uma investigação para averiguar a responsabilidade disciplinar dos polícias. Pormenor: como o diretor adjunto António José Vilela descobriu, este inquérito está em segredo - mas o processo-crime sobre o caso, não. Trata-se de uma guerra de argumentos: o deputado Ascenso (e outros parlamentares que apresentou como testemunhas) viram uma coisa, os polícias e vários transeuntes e moradores da zona viram outra.
O lado negro das Doce
Enquanto preparava o trabalho sobre o lado negro das Doce, a jornalista Catarina Moura telefonou à cantora Ágata para confirmar algumas histórias que tinha recolhido. É que apesar de não ter feito parte do quarteto inicial - cuja história chega agora aos cinemas -, Fernanda de Sousa entrou para o grupo na fase final. Primeiro para substituir temporariamente Lena Coelho e depois Fátima Padinha. E apesar de Ágata já ter falado publicamente no assunto, quando a repórter lhe ligou a primeira coisa que ouviu do outro lado do telefone foram os gritos do agente que não queria que a artista falasse mais sobre o assunto. A conversa acabou por acontecer, mas já sem a espontaneidade que se pretendia.
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.
Os casos de demência deverão triplicar até 2050. Mas é possível prevenir muitos casos. E com coisas simples. Afinal, conversar com os amigos gera mais neurónios do que fazer Sudokus.
Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.
Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os sistemas públicos precisam de alarmes, alertas e indicadores automáticos. No caso de Obélix, era impossível não notar que uma única médica prescrevia milhares de embalagens em volume muito superior ao padrão clínico nacional.