As novidades do paraíso
Nuno Tiago Pinto Diretor Interino
23 de junho de 2021

As novidades do paraíso

Fomos ver o que há de novo em Melides e até encontrámos uma praia praticamente desconhecida; entrevistámos Diogo Lacerda Machado, o melhor amigo do primeiro-ministro; e estivemos com Sara Norte, a atriz que serve às mesas para pagar as contas.

Enquanto fazia a reportagem sobre o que há de novo em Melides, a redatora principal Ana Taborda ouviu António Santos – proprietário do projeto Twopack Kitchen, juntamente com a mulher, Marta – falar-lhe numa praia com escarpas semelhantes às da Galé mas praticamente desconhecida. A jornalista soube imediatamente que tinha de lá ir. Naquele dia não era possível, mas numa segunda oportunidade foi António Santos que guiou a equipa da SÁBADO por uma estrada de terra batida que, em determinadas zonas, parecia ter mais areia do que o aconselhável para o carro em que os jornalistas seguiam. Mas umas centenas de metros depois, e após uma pequena caminhada, chegaram à praia fantástica – e deserta. Esta é apenas uma das muitas novidades que poderá encontrar na revista que tem nas mãos.

A dúvida do amigo do PM
Na primeira entrevista que dá, Diogo Lacerda Machado recebeu a jornalista Helena Garrido no Palácio da Quinta Patino, onde está instalada a Geocapital, a empresa de que é administrador. A entrevista decorreu numa sala enriquecida com pinturas que fazem lembrar o oriente e de cujas janelas se vê, ao longe, o mar. Durante mais de uma hora e meia o empresário que ficou conhecido como o "melhor amigo" do primeiro-ministro António Costa revelou a sua memória invulgar ao identificar datas, horas ou locais de acontecimentos. O seu tom de voz nunca muda, nem quando a jornalista lhe perguntou se tinha ajudado os filhos a arranjar emprego ou se se vê como lobista. Só foi menos direto quando questionado sobre a TAP. E teve apenas uma dúvida: quando a repórter fotográfica, Raquel Wise, o sentou no banco do jardim do Palácio. "Mas isso não parecerá um casamento?", perguntou.

Pés assentes na terra
Com pequenos papéis – e irregulares – na televisão, Sara Norte serve às mesas de um restaurante de praia para pagar as contas. Quando a jornalista Raquel Lito a encontrou na passada sexta-feira, uma das suas colegas nem sabia que ela era tão mediática. Acreditou quando a repórter lhe mostrou uma pilha de notícias sobre Sara Norte. Ambas as folhearam e comentaram as produções fotográficas enquanto ali ao lado eram preparadas gambas e ameijôas num dia de praia cinzento.

Boa semana. 

Mais crónicas do autor
19 de janeiro

Uma surpresa no Alentejo

A presença dos americanos no Ribatejo durante a Guerra Fria, com o centro de transmissões da RARET, deu uma série (Glória). Mas a base dos alemães em Beja não lhe fica atrás ao nível de interesse, como a SÁBADO revela. Também trazemos um dossiê sobre a dor crónica e estivemos em reportagem no The Voice.

12 de janeiro

O Presidente e seus irmãos

Esta semana trazemos-lhe as histórias dos três irmãos Rebelo de Sousa e as peripécias da entrevista a Francisco Rodrigues dos Santos – o líder do CDS quase chorou. E ainda: o perfil de Nélson Veríssimo, o novo treinador do Benfica; e as razões para haver cada vez mais divórcios.

06 de janeiro

As escutas incómodas

A SÁBADO conseguiu ter acesso a vasta informação do Ministério Público em que constam alguns dos maiores negócios do futebol português e até de figuras do futebol mundial, do presidente do Real Madrid a Mourinho, de Jorge Mendes a Luís Filipe Vieira.

28 de dezembro de 2021

Investir sem cometer erros

O melhor conselho para quem quer investir e ganhar dinheiro? Pensar no longo prazo e não mexer. Nesta edição, fomos também entrevistar o ator Adriano Luz e falar com alguns chefs para perceber porque é que os menus dos restaurantes estão a encolher.

21 de dezembro de 2021

Maria entre as mulheres

Maria existiu mesmo? E foi ela a mãe de Jesus? A SÁBADO foi à procura de evidências históricas, num tema que não é consensual entre os especialistas. Temos ainda mais histórias fortes de mulheres, como a de uma das primeiras portuguesas a nascer com sida

Mostrar mais crónicas