Sábado – Pense por si

Zelensky confirma vários mortos e feridos em ataque russo a Chernihiv

Segundo o ministro do Interior ucraniano, cinco pessoas morreram e 37 ficaram feridas. Entre os feridos contam-se 11 crianças.

A Rússia bombardeou o centro de Chernihiv, no norte da Ucrânia, causando vários mortos e feridos, confirmou este sábado o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, depois de as autoridades locais terem apontado para um ataque com um míssil balístico.

National Police/Handout via REUTERS

"Um míssil russo atingiu o centro da cidade na nossa Chernihiv", escreveu o chefe de estado ucraniano na aplicação Telegram, continuando: "Uma praça, a universidade politécnica, um teatro. Um sábado normal que a Rússia transformou num dia de dor e perda. Há mortos, há feridos".

Segundo o ministro do Interior ucraniano, cinco pessoas morreram e 37 ficaram feridas. Entre os feridos contam-se 11 crianças.

A informação do ataque tinha sido avançada hoje de manhã pelo governador da região de Chernihiv, Vyacheslav Chaus, na mesma aplicação, na qual apontou para a existência de um míssil balístico e apelou às pessoas para se manterem abrigadas.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.