A operadora de telecomunicações britânica descobriu funções ocultas em equipamentos da chinesa Huawei que permitiam aceder à rede fixa de Internet.
A operadora de telecomunicações britânica Vodafone descobriu funções ocultas em equipamentos da chinesa Huawei que permitiam aceder à rede fixa de Internet há cerca de 10 anos, noticiou esta terça-feira a Bloomberg.
Embora a Vodafone tenha adiantando que estas vulnerabilidades foram resolvidas, tal poderá afetar a operadora chinesa, numa altura em que os Estados Unidos apertam o cerco à Huawei, quando o tema do 5G (quinta geração móvel) está na ordem do dia.
A Bloomberg cita documentos da Vodafone de 2009 e 2011 e, de acordo com fontes ligadas ao processo, o operador britânico identificou possíveis problemas com os equipamentos fornecidos pela Huawei para Internet fixa em Itália, um serviço com milhares de clientes residenciais e empresariais naquele país.
Estas funções ocultas no 'software' da Huawei permitiriam ao equipamento aceder sem autorização à rede fixa em Itália.
O problema foi resolvido desde então. Em comunicado, refere a Bloomberg, a Huawei adiantou que estava ciente das falhas em 2011 e 2012, tendo solucionado a questão.
Esta informação vem a público numa altura de ambiente tenso no Reino Unido e uma semana depois de ter sido noticiado que a primeira-ministra britânica, Theresa May, terá dado luz verde à Huawei para participar, de forma limitada, na implementação da rede 5G no país.
De acordo com a informação veiculada, a Huawei não estaria envolvida no negócio 'core' (central), mas antes em infraestruturas menos sensívei,s como as antenas, embora exista muitas reservas por parte do executivo britânico, com os Estados Unidos a pressionarem para que a operadora chinesa seja banida.
A decisão final do Governo nesta matéria é aguardada para junho.
Vodafone detetou vulnerabilidades em equipamentos Huawei em Itália há 10 anos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.