Sábado – Pense por si

Veneza poderá entrar na lista da UNESCO de património em risco

Documento inclui 55 locais que enfrentam diversas ameaças como guerras, desastres naturais, alterações climáticas e outros.

A UNESCO recomendou que Veneza fosse integrada na lista de territórios em perigo por estar cada vez mais numa situação de vulnerabilidade. Tudo por causa do excesso de turismo que há muito é apontado como um problema para a cidade italiana, e das alterações climáticas. O governo italiano é aconselhado a fazer mais para proteger a cidade.

REUTERS

Em média, a população de Veneza situa-se nas 50 mil pessoas mas, nos picos turísticos, as estimativas apontam que possa duplicar ou até mesmo atingir os 110 mil visitantes diários.

Ao mesmo tempo, as alterações climáticas são outro problema. Em 2019 a cidade experienciou cheias de tal ordem que atingiram a cidade com uma força alarmante. Já este ano, populares e turistas assistiram ao cenário oposto: a água atingiu níveis tão baixos que, os canais mais pequenos da cidade, ficaram completamente secos. 

REUTERS

Esta semana, voltou a chamada "acqua alta", com a água a chegar aos 100 centímetros. 

No entender da UNESCO, as medidas que têm vindo a ser aplicadas pela autarquia "são claramente insuficientes pelo que devem estar sujeitas a uma maior discussão". A autarquia confirmou àReutersjá ter recebido a indicação e garante que irá "ler atentamente a proposta".

Mas esta não é a primeira vez que o Comité do Património Mundial ameaça integrar a cidade na lista. Em 2021 tudo apontava nesse sentido, mas acabou por não acontecer depois de a cidade ter proibido a entrada de grandes cruzeiros. Agora, a organização prepara-se para se reunir perto do outono, de forma a determinar a reavaliar a situação.

Artigos Relacionados