Sábado – Pense por si

União Europeia restringe atribuição de vistos a russos

Lusa 07 de novembro de 2025 às 12:40
As mais lidas

A partir de agora, “os cidadãos russos não poderão receber vistos de múltiplas entradas”, o que significa que terão que solicitar uma nova autorização cada vez que planearem viajar para a UE.

A União Europeia (UE) decidiu esta sexta-feira apertar as regras para a atribuição de vistos a cidadãos russos, que deixam de ter acesso aos de múltiplas entradas e terão de pedir autorização a cada deslocação ao bloco.

União Europeia restringe vistos de entradas múltiplas a cidadãos russos
União Europeia restringe vistos de entradas múltiplas a cidadãos russos Kay Nietfeld/picture-alliance/dpa/AP Images

O executivo comunitário explica que, a partir de agora, “os cidadãos russos não poderão mais receber vistos de múltiplas entradas”, o que significa que os cidadãos russos terão que solicitar uma nova autorização cada vez que planearem viajar para a UE, “permitindo uma análise rigorosa e frequente dos requerentes para mitigar qualquer risco potencial à segurança”.

“A Comissão adotou regras mais rigorosas sobre vistos para cidadãos russos, tendo em conta o aumento dos riscos para a segurança resultantes da guerra de agressão não provocada e injustificada da Rússia contra a Ucrânia, incluindo a instrumentalização da migração, atos de sabotagem e o possível uso indevido de vistos”, lê-se num comunicado hoje divulgado.

A Alta Representante para a Política Externa da UE, Kaja Kallas, referiu numa mensagem divulgada nas redes sociais, que “lançar uma guerra de esperar poder deslocar-se livremente na Europa é difícil de justificar”.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.