Sábado – Pense por si

União Europeia prepara-se para processar AstraZeneca

Países-membros concordam com ação legal. Farmacêutica não vai cumprir acordo de entrega de vacinas que tinha com a Comissão Europeia.

A União Europeia está a preparar-se para processar a empresa farmacêutica AstraZeneca devido aos cortes de fornecimento de vacinas contra a covid-19 ao bloco, avançam a agência Reuters e ositePolitico.

John Thys/Pool via REUTERS

A tomada de posição pode marcar mais um passo nos planos comunitários para cortar relações com a empresa anglo-sueca. Bruxelas manifestou várias vezes revolta face aos cortes às encomendas de vacinas, o que causou atrasos no programa de vacinação na União Europeia.

De acordo com as duas fontes, vários Estados-membros foram contactados e são a favor de que a AstraZeneca seja processada.

Até junho, a AstraZeneca espera entregar 300 milhões de doses da sua vacina. Contudo, em março revelou que só conseguiria entregar um terço dessa quantidade. Nesse mês, a União Europeia enviou uma carta à empresa, um primeiro passo para uma ação legal.

Ursula von der Leyen demonstrou o seu desapontamento com a empresa na mesma altura. "Infelizmente a AstraZeneca produziu e entregou menos que o esperado. E dolorosamente, claro, reduziu a velocidade da campanha de vacinação", afirmou.

Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso