Pedido surge dias antes do encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin.
Os aliados europeus uniram-se à Ucrânia numa nova onda de apoio e insistiram que as negociações de paz com a Rússia devem incluir Kiev. "O caminho para a paz na Ucrânia não pode ser decidido sem a Ucrânia."
Líderes europeus unidos insistem na presença da Ucrânia em negociações de paz com a RússiaRoberto Monaldo/LaPresse via AP
Este pedido foi feito através de uma declaração conjunta emitida pelo Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Polónia, Finlândia e a Comissão Europeia, e ocorre dias antes do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o homólogo russo, Vladimir Putin, que terá lugar na próxima sexta-feira no Alasca.
Esta reunião está já também a levantar a hipótese de um encontro que inclua o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Um funcionário da Casa Branca, citado pela BBC, já havia dito que Trump estaria disposto a realizar uma reunião com os dois chefes de Estado. No entanto, esta informação ainda não foi confirmada, o que significa que para já mantém-se apenas o encontro entre os líderes norte-americano e russo.
Ao mesmo tempo não é claro se Putin aceitaria uma reunião com o Volodymyr Zelensky, uma vez que o líder russo recusou por diversas vezes manter conversas diretas com o presidente da Ucrânia, desde que foi lançada uma invasão em grande escala na Ucrânia, há mais de três anos.
Zelensky entretanto também já reagiu a este encontro entre Putin e Trump. Garantiu que a Ucrânia não vai ceder territórios e considerou que quaisquer acordos sem a presença de Kiev "não levarão a nada". "Qualquer decisão contra nós, qualquer decisão sem a Ucrânia, também é uma decisão contra a paz. Não levarão a nada", escreveu no Telegram.
Na sexta-feira Donald Trump sugeriu uma troca de territórios para que Moscovo e Kiev conseguissem chegar a um acordo. A proposta foi, no entanto, recusada por Zelensky. "Não recompensaremos a Rússia pelo que perpetrou", afirmou o presidente ucraniano no Telegram.
Ucrânia deve ser incluída nas negociações de paz, afirmam líderes europeus
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O debate sobre rendas já não é sobre rendas, menos ainda sobre política habitacional. É, cada vez mais, reflexo da distorção que a tecnologia provoca na percepção da nossa realidade.
À mesa dos media é, então, servido um menu em que consta, em primeiro lugar, a obtenção de um mandato das Nações Unidas reconhecendo a «autoridade suprema política e legal» desta entidade que Blair se propõe dirigir.