Sábado – Pense por si

Trump escolhe Matt Gaetz para procurador-geral

O congressista da Florida está a ser investigado por conduta sexual imprópria e pelo uso ilícito de drogas.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o congressista da Florida Matt Gaetz como procurador-geral norte-americano. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo republicano numa publicação na rede social Truth Social. Gaetz está a ser investigado por conduta sexual imprópria.

REUTERS/Mike Blake

"É uma grande honra anunciar o congressista Matt Gaetz como procurador-geral. O Matt é um procurador talentoso e tenaz", escreveu Trump, acrescentando que "se distinguiu no Congresso" pela forma como ajudou a levar a cabo "desesperadamente necessária reforma do Departamento de Justiça". Trump refere ainda que Gaetz irá terminar com a "partirização" do sistema judicial.

Na sua conta na rede social X (antigo Twitter) Gaetz escreveu que será uma "honra servir como procurador-geral do presidente Trump".

Gaetz vai ser responsável pelo organismo que lida com os processos judiciais em que o próprio Trump está envolvido. 

O próximo procurador-geral está sob investigação da Comissão de Ética da Câmara dos Representantes por conduta sexual imprópria e pelo uso ilícito de drogas. De acordo com várias testemunhas, o congressista terá ido a uma festa com uma menor de 17 anos, em que terá consumido drogas ilegais.

Gaetz chegou a ser investigado por ter, alegadamente, desempenhado um papel numa rede de tráfico sexual, mas acabou por ser ilibado pelo Departamento de Justiça.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.