Sábado – Pense por si

Trump diz que conversa com Xi Jinping "terminou de forma muito positiva"

Lusa 05 de junho de 2025 às 17:28
As mais lidas

Equipas dos EUA e da China vão reunir-se "em breve" para discutir as tarifas aduaneiras.

O presidente norte-americano, Donald Trump, que iniciou uma guerra comercial com Pequim, declarou esta quinta-feira que a sua conversa com o homólogo chinês, Xi Jinping, que durou cerca de uma hora e meia, terminou "de forma muito positiva".

Saul Loeb/Pool Photo via AP, File

Numa mensagem publicada na sua rede social, Truth Social, Trump indicou que as suas equipas e as do líder chinês vão reunir-se "em breve" para discutir as tarifas aduaneiras, num local ainda por definir, e garantiu que "não deverá haver mais problemas no futuro" sobre o acesso às terras raras chinesas, um dos principais pontos de fricção entre as duas superpotências.

Donald Trump anunciou também que Xi Jinping o "convidou gentilmente" para ir à China com a mulher, Melania, e que também ele propôs ao presidente chinês que fosse visitá-lo aos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.