Sábado – Pense por si

Trump diz que conversa com Xi Jinping "terminou de forma muito positiva"

Equipas dos EUA e da China vão reunir-se "em breve" para discutir as tarifas aduaneiras.

O presidente norte-americano, Donald Trump, que iniciou uma guerra comercial com Pequim, declarou esta quinta-feira que a sua conversa com o homólogo chinês, Xi Jinping, que durou cerca de uma hora e meia, terminou "de forma muito positiva".

Saul Loeb/Pool Photo via AP, File

Numa mensagem publicada na sua rede social, Truth Social, Trump indicou que as suas equipas e as do líder chinês vão reunir-se "em breve" para discutir as tarifas aduaneiras, num local ainda por definir, e garantiu que "não deverá haver mais problemas no futuro" sobre o acesso às terras raras chinesas, um dos principais pontos de fricção entre as duas superpotências.

Donald Trump anunciou também que Xi Jinping o "convidou gentilmente" para ir à China com a mulher, Melania, e que também ele propôs ao presidente chinês que fosse visitá-lo aos Estados Unidos.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.