Sábado – Pense por si

Trump assina ordem que proíbe atletas transgénero de competirem em desportos femininos

Luana Augusto
Luana Augusto 05 de fevereiro de 2025 às 22:22
As mais lidas

"A guerra contra o desporto feminino acabou. A minha administração não ficará parada a ver os homens a espancarem as atletas femininas", defendeu o presidente dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou esta quarta-feira (5) uma ordem executiva, intitulada de "Nenhum homem no desporto feminino",que proíbe que atletas transgénero participem em desportos alegadamente destinados mulheres.

REUTERS/Leah Millis

"Com esta ordem executiva, a guerra contra o desporto feminino acabou", afirmou o presidente dos EUA durante uma cerimónia que contou com dezenas de mulheres e raparigas à sua volta. "A minha administração não ficará parada a ver os homens a espancarem as atletas femininas."

Esta ordem fará parte de um "esforço abrangente para recuperar a nossa cultura e as nossas leis", justifica Donald Trump, e foi publicada no Dia Nacional das Raparigas e das Mulheres no Desporto. De "aplicaçao imediata" em todo o país, quem não cumprir estará a violar o chamado "Título IX", a lei federal que proíbe a discriminação sexual nas escolas. Tal, poderia implicar o corte no financiamento federal a qualquer escola que permitisse que atletas transgénero participem em competições desportivas supostamente designadas a mulheres.

Esta ordem, que é já a quarta dirigida à comunidade 'trans' desde que Trump tomou posse a 20 de janeiro, afetará, no entanto, um pequeno número de atletas. O presidente da National Collegiate Athletics Association, uma associação desportiva, já havia referido em dezembro do ano passado que existem menos de 10 atletas trangénero entre os 520 mil a competir em desportos femininos.

Quando mencionada esta ordem, alguns eleitores reagiram com aplausos. Sondagens já haviam revelado que a maioria dos americanos é contra os atletas transgénero, que competem supostamente em desportos de mulheres.

Artigos Relacionados