Sábado – Pense por si

Trump anuncia tarifas de 25% a importações de alumínio e aço a partir de hoje

"Se eles nos estão a cobrar 130% e nós não lhes estamos a cobrar nada, não vai continuar assim", disse o presidente dos EUA aos jornalistas.

Os Estados Unidos vão impor tarifas de 25% às importações de alumínio e aço a partir de segunda-feira, revelou no domingo o presidente norte-americano, Donald Trump, que anunciará na próxima semana medidas alfandegárias recíprocas para os parceiros comerciais.

"Qualquer aço que entre nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%", disse aos jornalistas no avião presidencial Air Force One, quando voava da Florida para Nova Orleães para assistir à final Super Bowl de futebol americano. "O alumínio também", respondeu, quando questionado sobre esta matéria, numa medida que abrange os vizinhos México e Canadá.

Trump afirmou ainda que vai anunciar tarifas recíprocas --- "provavelmente terça ou quarta-feira" --- em relação a produtos que são taxados nos países parceiros. "Se eles nos estão a cobrar 130% e nós não lhes estamos a cobrar nada, não vai continuar assim", disse aos jornalistas.

REUTERS/Kevin Lamarque

Nesse sentido, o político republicano disse que estas tarifas serão postas em prática "quase imediatamente" para "todos os países".

Durante o seu primeiro mandato (2017-2021), o líder norte-americano impôs tarifas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio, mas depois concedeu quotas isentas de impostos a vários parceiros comerciais, incluindo o Canadá, o México e o Brasil.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.