Sábado – Pense por si

Realizador palestiniano detido por tropas israelitas foi libertado

Hamdan Ballal terá participado numa troca de agressões com colonos israelitas depois de estes terem, alegadamente, causado disrupções na aldeia palestiniana de Susiya.

Um dos correalizadores palestinianos do filme vencedor de um ÓscarNo Other Land,Hamdan Ballalfoi detido por militares israelitasdepois de um confronto violento com civis israelitas, esta segunda-feira. Forças de Defesa de Israel negam ter agredido o realizador enquanto este estava a receber tratamento dentro de uma ambulância e dizem que o mesmo participava numa escaramuça que incluiu o arremesso de pedras contra tropas israelitas. O realizador foi libertado na tarde desta terça-feira, avança o jornal britânico The Guardian, bem como os outros dois palestinianos. 

Twitter

Dezenas de colonos atacaram a aldeia palestiniana de Susiya, na zona de Masafer Yatta, destruindo bens, informou o grupo de ativistas Center for Jewish Nonviolence. Num comunicado enviado às redações pela embaixada de Israel são citadas as Forças de Defesa de Israel que referem que "vários terroristas atiraram pedras a cidadãos israelitas" perto de Susya, tendo danificado veículos em que seguiam esses cidadãos. Em seguida houve uma escaramuça entre palestinianos e israelitas que envolveu o arremesso de pedras de parte a parte.

"As forças de defesa de Israel e da polícia israelita chegaram para dispersar o confronto, e nesta altura, vários terroristas começaram a atirar pedras às forças de segurança", refere o comunicado que diz que em resposta as autoridades prenderam três palestinianos suspeitos, bem como um civil israelita envolvido nesse violento confronto. Um cidadão israelita ficou ferido no incidente e foi retirado para receber tratamento médico.

O advogado de Ballal diz que o realizador e os outros dois palestinianos passaram a noite detidos numa base militar israelita apesar de precisarem de assistência médica para os ferimentos sofridos durante o ataque. 

Enquanto Ballal estava a ser tratado numa ambulância, soldados detiveram-no a ele e a um segundo palestiniano, adiantou o Center for Jewish Nonviolence. As autoridades desmentem que qualquer palestiniano tenha sido detido dentro de uma ambulância. Os militares israelitas dizem que Hamdan Ballal é suspeito de atirar pedras às forças de segurança.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.