O incêndio na subestação de North Hyde, em Hayes, no oeste de Londres, teve origem num transformador com 25.000 litros de óleo de refrigeração.
O comando antiterrorista da polícia britânica descartou hoje a origem criminosa no incêndio da subestação elétrica e que obrigou ao encerramento do aeroporto londrino de Heathrow na sexta-feira.
Getty Images
"Após as investigações efetuadas até à data, os agentes não encontraram provas que sugiram que o incidente tenha sido de natureza suspeita" e, por isso, este assunto não está a ser tratado "como potencialmente criminoso", disse a polícia, em comunicado.
A unidade de combate ao terrorismo liderou a investigação devido ao impacto do incidente no que descreveu como uma infraestrutura crítica do país.
Heathrow é o aeroporto europeu com maior movimento e o encerramento durante quase 24 horas afetou mais de 200.000 passageiros devido à necessidade de cancelar ou desviar mais de mil voos.
O incêndio na subestação de North Hyde, em Hayes, no oeste de Londres, teve origem num transformador com 25.000 litros de óleo de refrigeração.
A polícia afirmou que vai continuar a apoiar os investigadores da rede de eletricidade britânica National Grid, dos bombeiros de Londres e da operadora de energia SSEN.
"Caso surja alguma nova informação ou prova relevante, esta será analisada e considerada conforme adequado", vincou.
Numa declaração na segunda-feira no parlamento, a ministra dos Transportes britânica, Heidi Alexander, descreveu o encerramento total do aeroporto de Heathrow como um "acontecimento sem precedentes" e afirmou ser "preciso tirar lições" para garantir que nada de semelhante se repita no futuro.
"O que sabemos é que houve um corte de energia sem precedentes e que não foi o resultado de um único ponto de falha no sistema de transmissão ou distribuição de eletricidade", afirmou.
O aeroporto indicou que não tinha energia suficiente de outras subestações para garantir a continuação de todos os sistemas em todo o aeroporto e procedeu à reconfiguração da rede elétrica interna para permitir a retoma total das operações utilizando os outros dois pontos de abastecimento externos.
De acordo com a ministra, "os sistemas de reserva garantiram a manutenção permanente dos sistemas e protocolos de segurança, mas não foram concebidos para apoiar as operações completas do aeroporto de Londres".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.