Sábado – Pense por si

Stoltenberg alerta que EUA precisam da NATO e dos países europeus

Lusa 04 de abril de 2024 às 09:33
As mais lidas

O secretário-geral da Aliança considerou que Washington "precisa da Europa", uma vez que "os aliados europeus providenciam militares de classe mundial, vastas redes de inteligência e influência diplomática".

O secretário-geral da NATO alertou esta quinta-feira os Estados Unidos de que precisam da Aliança Atlântica e que através dos países europeus, Washington "tem mais amigos e parceiros do que qualquer outra potência".

REUTERS/Johanna Geron/Pool

"Através da Organização do Tratado do Atlântico Norte [NATO], os EUA têm mais amigos e aliados do que qualquer outra potência. Não acredito na América sozinha, como também não acredito na Europa sozinha, acredito na América e na Europa juntos na NATO. Somos mais fortes e mais seguros juntos", defendeu Jens Stoltenberg.

Durante a cerimónia dos 75 anos da Aliança Atlântica, no quartel-general do bloco político-militar, em Bruxelas, o secretário-geral considerou que Washington "precisa da Europa", uma vez que "os aliados europeus providenciam militares de classe mundial, vastas redes de inteligência e influência diplomática".

"Tudo isso multiplica a grandeza da América", completou.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro