Sábado – Pense por si

Stoltenberg alerta que EUA precisam da NATO e dos países europeus

Lusa 04 de abril de 2024 às 09:33
As mais lidas

O secretário-geral da Aliança considerou que Washington "precisa da Europa", uma vez que "os aliados europeus providenciam militares de classe mundial, vastas redes de inteligência e influência diplomática".

O secretário-geral da NATO alertou esta quinta-feira os Estados Unidos de que precisam da Aliança Atlântica e que através dos países europeus, Washington "tem mais amigos e parceiros do que qualquer outra potência".

REUTERS/Johanna Geron/Pool

"Através da Organização do Tratado do Atlântico Norte [NATO], os EUA têm mais amigos e aliados do que qualquer outra potência. Não acredito na América sozinha, como também não acredito na Europa sozinha, acredito na América e na Europa juntos na NATO. Somos mais fortes e mais seguros juntos", defendeu Jens Stoltenberg.

Durante a cerimónia dos 75 anos da Aliança Atlântica, no quartel-general do bloco político-militar, em Bruxelas, o secretário-geral considerou que Washington "precisa da Europa", uma vez que "os aliados europeus providenciam militares de classe mundial, vastas redes de inteligência e influência diplomática".

"Tudo isso multiplica a grandeza da América", completou.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.