Sábado – Pense por si

75 anos da NATO: A velha aliança que resiste

Vasco Rato
Vasco Rato 03 de abril de 2024 às 23:00

Manter os russos fora e os americanos dentro da Europa: o duplo objetivo resistiu a crises e à “morte cerebral” decretada e volta a fazer sentido. Mas pairam dúvidas no horizonte próximo. A organização do Tratato do Atlântico Norte nasceu a 4 de abril de 1949.

Criada a 4 de Abril de 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) foi, ao longo das décadas, o instrumento político-militar privilegiado para garantir a paz e a segurança europeias. Interrogado quanto ao propósito último da Aliança Atlântica, Lord Hastings Ismay, o primeiro secretário-geral da organização, respondia que se tratava de um veículo para “manter os russos de fora, os americanos dentro e os alemães em baixo”. Hoje, passados 75 anos, a NATO, no essencial, continua a desempenhar as mesmas funções de sempre.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.