Sábado – Pense por si

Símbolo de paz para recordar a travessia de milhares de refugiados

Coletes salva-vidas de milhares de migrantes que cruzaram em 2015 o mar Egeu foram reunidos e formam um enorme sinal da paz numa colina na ilha grega de Lesbos

Coletes salva-vidas de milhares de migrantes que cruzaram no ano passado o mar Egeu foram reunidos e formam um enorme sinal da paz numa colina na ilha grega de Lesbos.

A iniciativa – da responsabilidade da organização Médicos Sem Fronteiras e da Greenpeace em conjunto com outras organizações, como a Sea Watch e o grupo local Starfish – permitiu criar "um sinal da paz para trazer essa mensagem a 2016".

Segundo explica a Greenpeace no seusite, citado pela agência France Presse, cerca de 100 voluntários recuperaram coletes salva-vidas usados por cerca de 500 mil migrantes que atravessaram o mar Egeu desde as costas turcas até à ilha grega de Lesbos.

O grande símbolo cor de laranja é formado por coletes salva-vidas também de migrantes que morreram ao tentar a travessia.

Mais de um milhão de migrantes encontraram refúgio na Europa em 2015, a maioria deles fugindo da guerra e da miséria na Síria, Afeganistão, Iraque ou Eritreia.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.