Sábado – Pense por si

Reino Unido admite aliviar restrições nas viagens para britânicos com vacinação completa

Jornal de Negócios 22 de junho de 2021 às 11:47
As mais lidas

O plano, que está ainda a ser concluído pelo Governo britânico, tem como objetivo permitir que os britânicos totalmente vacinados possam passar as férias de verão nas praias europeias.

O Reino Unido está a trabalhar num alívio das restrições nas viagens para os britânicos que estão já vacinados com as duas doses. O objetivo é que possam passar as férias de verão na Europa, naquele que é um plano que ainda não está fechado.

Angola praia turismo
Angola praia turismo

"O objetivo do programa de vacinação é remover restrições e que as pessoas estejam protegidas pela vacina e não por estas regras", disse Matt Hancock, secretário da Saúde do Reino Unido, à Sky News, citado pela Reuters. 

Os turistas britânicos são os segundos que mais gastam em férias na Europa, depois dos alemães, sendo que a sua ausência penaliza as economias dos países do sul, nomeadamente Portugal. Atualmente, não podem viajar para a maioria dos países europeus sem realizar testes e quarentena, custos que têm de suportar. 

No início de junho, o Reino Unido decidiu retirar Portugal da "lista verde", que permite que os turistas britânicos não sejam obrigados a fazer uma quarentena de 10 dias. Isto porque o país tinha duplicado a taxa de infeção desde a última decisão, tendo sido identificada uma variante indiana da covid-19.

Já em meados deste mês, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que o país ia adiar em quatro semanas a data para o último passo do desconfinamento.

A situação será reavaliada dentro de duas semanas, mas os representantes do Governo citados pelos órgãos de comunicação ingleses consideraram "improvável" que o país retome o plano nessa altura.

Artigos Relacionados
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.