O rabino israelita Joseph Shulam manifestou-sem este sábado, contra a conversão de cristãos ao judaísmo, sublinhando que é um "problema" que afeta as comunidades judaica e cristã.
Copo e Kipá, acessórios judaicosVítor Mota / Correio da Manhã
"Cada um tem a sua identidade, mudar não faz bem a ninguém", disse.
Joseph Shulam falava à agência Lusa à margem da segunda Conferência Internacional Presença Judaica em Portugal - Valorizar e Recuperar a Herança Perdida, que decorre até domingo em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre.
Referindo-se aos descendentes das vítimas da Inquisição que manifestam vontade de se converter ao judaísmo, Joseph Shulam, também docente na Universidade de Netivyah de Israel, considera que "não necessitam, não vão ganhar nada" com a mudança, nem Israel.
"Um português que vá viver para Paris (França) vai ser francês? Não. Ele vai ser um português em Paris", afirmou.
Para o rabino israelita, que participou na conferência em Castelo de Vide sobre "Os Judeus Convertidos à Força", Deus "não erra" e, quando "deu a vida" às pessoas, "escolheu" quem seriam os pais de cada um, situação que, considera, "não se pode mudar".
A segunda Conferência Internacional Presença Judaica em Portugal prossegue durante a tarde com o tema "Ações e Projetos que Valorizam a Herança Judaica".
No domingo, último dia do encontro, estão agendadas visitas à judiaria de Castelo de Vide e à Ponte da Portagem, no concelho vizinho de Marvão.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.