NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Decisão é esperada na reunião entre os aliados ocidentais na base aérea de Ramstein, Alemanha.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou esta quinta-feira que Portugal está entre os países que querem enviar tanques Leopard à Ucrânia. As declarações surgem na véspera de uma reunião entre os aliados ocidentais na base aérea sob domínio norte-americano de Ramstein, na Alemanha.
Ao Observador, fonte do Ministério da Defesa indicou que a decisão será tomada amanhã, quando "todos os temas serão discutidos". Os aliados "vão debater os próximos passos no apoio às autoridades ucranianas".
A Ucrânia pediu à Alemanha que autorizasse o envio de tanques Leopard. "O novo povo está a morrer todos os dias", apelou Volodymyr Zelensky numa declaração ao canal alemão ARD. "Se têm tanques Leopard, dêem-no-los." O país precisa deles para se defender, reconquistar áreas ocupadas, e não planeia atacar a Rússia, garantiu Zelensky.
Contudo, a Alemanha teme que enviar os tanques possa provocar a Rússia.
Zelensky mencionou Portugal durante uma conferência de imprensa em que também esteve presente o presidente do Conselho Europeu Charles Michel. "Muitos países querem dar-nos tanques. Eles estão motivados e apoiam-nos. Mas estão à espera de um documento correspondente daqueles estados que têm o direito de concedê-lo. A Polónia está pronta e, para ser honesto, Finlândia, Portugal, Espanha, e muitos outros países estão prontos para fornecer-nos um pequeno número de tanques entre os que têm ao serviço. Estamos todos à espera do consentimento do país que detém os direitos de certas licenças relevantes", afirmou o presidente ucraniano.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres