Sábado – Pense por si

Pelo menos 12 migrantes egípcios morreram em naufrágio costa da Líbia

Um grupo que presta assistência humanitária aos migrantes na Líbia anunciou que o barco virou a 60 quilómetros a leste da cidade de Tobruk.

REUTERS/Darrin Zammit Lupi

Pelo menos 12 migrantes egípcios morreram após o naufrágio do barco em que viajavam ao largo da costa da Líbia e apenas uma pessoa foi resgatada com vida, disseram hoje as autoridades locais e uma organização.

A organização Al-Abreen, um grupo que presta assistência humanitária aos migrantes na Líbia, anunciou na rede social Facebook que o barco virou a 60 quilómetros a leste da cidade de Tobruk, na noite de segunda-feira.

Um migrante egípcio sobreviveu, referiu a organização, sublinhando ainda que os corpos das vítimas foram recuperados e levados para terra.

A direção de combate à migração ilegal de Tobruk também confirmou o naufrágio da embarcação.

Nos últimos anos, a Líbia tornou-se um ponto de trânsito dominante para os migrantes que fogem da guerra e da pobreza em África e no Médio Oriente e pretende chegar à Europa.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro