Sábado – Pense por si

Papa Francisco teve alta do hospital nove dias depois de cirurgia

Francisco tem a agenda cancelada até 18 de junho, mas o médico garantiu que está apto para viajar. A visita a Portugal está marcada para de 2 a 6 de agosto.

O Papa Francisco teve alta hospitalar esta sexta-feira, nove dias depois de ter sido submetido a uma cirurgia para retirar uma hérnia abdominal.

Francisco, de 86 anos, saiu do Hospital Gemelli, em Roma, numa cadeira de rodas e foi acenando aos jornalistas e populares que se juntaram na entrada. Depois seguiu de carro até ao Vaticano.

"O Papa está bem. Está em melhor forma do que antes", referiu Sergio Alfieri, o chefe da equipa médica que o operou a 7 de junho. As declarações foram feitas depois do líder da Igreja Católica ter deixado o hospital.

O médico acrescentou ainda que Francisco está bem o suficiente para viajar. Assim, é praticamente certo que a viagem a Portugal no início de agosto para participar da Jornada Mundial da Juventude vai mesmo acontecer.

Além da visita a Lisboa e Fátima, entre 2 e 6 de agosto, o Papa tem marcada uma viagem à Mongólia no final desse mês. Porém, a sua agenda oficial foi cancelada até 18 de junho.

Tradicionalmente o mês de julho é de férias para o Papa, com as bênçãos de domingo a serem a única aparição pública, o que lhe deixa um mês de repouso até às viagens.

Este é o segundo internamento do Papa este ano. O primeiro foi no final de março devido a uma infeção respiratória.

REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.