Sábado – Pense por si

Cirurgia de Papa Francisco correu "sem complicações"

Agenda do pontífice encontra-se cancelada até ao dia 18 de junho. 

O Papa Francisco foioperado ao intestino esta quarta-feirano hospital Gemelli, em Roma. De acordo com as informações divulgadas em comunicado pelo Vaticano, a intervenção cirúrgica durou cerca de três horas e correu "sem complicações".

REUTERS/Guglielmo Mangiapane

OLa Repubblica avança ainda que o pontífice teve de fazer uma "laparotomia" e uma "cirurgia plástica da parede abdominal com prótese", tendo sido submetido a anestesia geral. O médico responsável pelo procedimento foi Sergio Alfieri, o mesmo que operou o Papa há dois anos.

Francisco terá apresentado problemas de obstrução parcial do intestino, provocada por uma hérnia, que estaria a impedir o trânsito intestinal e causar "dores agravadas".

Atualmente o Papa encontra-se em repouso, no décimo andar do edifício, razão pela qual o responsável pela comunicação da Santa Sé, Matteo Bruni, já avançou que todas as audiências do pontífice se encontram suspensas até ao dia 18 de junho. 

À porta do hospital foram vários os fieis que se reuniram em oração pelo responsável pela Santa Sé e houve um gesto que está a comover os italianos: um grupo de crianças internadas na ala pediátrica do hospital Bambino Gesù fizeram um desenho a Francisco onde escreveram "não tenhas medo, nós estamos contigo".

Hospital Pediátrico

Esta é a segunda vez este ano que o líder da Igreja Católica é internado. A primeira aconteceu no final de março, devido a uma infeção respiratória. Na altura temeu-se que o Papa não conseguisse celebrar a Páscoa, mas tal não chegou a acontecer.

Francisco tem uma visita oficial marcada a Portugal de 2 a 6 de agosto, a propósito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Durante a estadia irá ainda a Fátima.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.