Sábado – Pense por si

Papa Francisco melhorou, mas vai continuar no hospital

Leonor Riso
Leonor Riso 27 de fevereiro de 2025 às 18:14
As mais lidas

Sumo Pontífice, de 88 anos, mantém prognóstico reservado devido "à complexidade do quadro clínico".

O Papa Francisco voltou a apresentar melhorias no seu estado de saúde, anunciou o Vaticano. Contudo, vai ficar hospitalizado mais dias para alcançar "estabilidade clínica".

De acordo com a informação, o seu prognóstico mantém-se reservado "devido à complexidade do quadro clínico" do Sumo Pontífice, de 88 anos.

O Papa também usou uma máscara para receber alto fluxo de oxigénio.

Esta quinta-feira, a agência noticiosa Reuters detalhou que o Papa Francisco estava em desacordo com os seus cardeais devido às finanças do Vaticano.

Três dias antes da hospitalização, Francisco ordenou a constituição de uma comissão para encorajar doações ao Vaticano. Esta nova "Comissão para Doações à Santa Sé" foi formada depois de o Papa ter encontrado resistência às suas propostas para cortes de orçamento no Vaticano.

Recorde-se que Francisco cortou três vezes os salários dos cardeais desde 2021 e ordenou uma agenda de défice zero em setembro. Os últimos dados relativos a meados de 2024 dão conta de um buraco de 83 milhões de euros.

REUTERS/Dylan Martinez

(em atualização)

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.