Sábado – Pense por si

México anuncia extradição para EUA de 29 presumíveis traficantes de droga

Lusa 27 de fevereiro de 2025 às 21:28
As mais lidas

Um dos 29 extraditados para os Estados Unidos a pedido daquele país é o barão da droga Rafael Caro Quintero.

O Governo e a Procuradoria-Geral do México anunciaram hoje a extradição excecional de 29 presumíveis traficantes de droga para os Estados Unidos, num comunicado conjunto, sem revelar nomes.

FBI - Federal Bureau of Investigation/ Handout via REUTERS

"Esta ação inscreve-se no âmbito do trabalho de coordenação, cooperação e reciprocidade bilateral, e respeita a soberania de ambas as nações", refere o comunicado, numa altura em que o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaça impor a partir de 4 de março um imposto de 25% sobre as exportações mexicanas, alegando que o México não combate com suficiente firmeza o tráfico de droga e a imigração ilegal para os Estados Unidos.

Um responsável governamental mexicano que solicitou o anonimato confirmou que um dos 29 extraditados para os Estados Unidos a pedido daquele país é o barão da droga Rafael Caro Quintero, mandante do assassínio de um agente da Agência Norte-Americana de Combate à Droga (DEA) em 1985 e detido pelas autoridades mexicanas em 2022.

No comunicado, a Procuradoria-Geral do México indicou que os 29 prisioneiros hoje extraditados enfrentavam acusações relacionadas com o tráfico de droga, entre outros crimes.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.