Sábado – Pense por si

México anuncia extradição para EUA de 29 presumíveis traficantes de droga

Lusa 27 de fevereiro de 2025 às 21:28
As mais lidas

Um dos 29 extraditados para os Estados Unidos a pedido daquele país é o barão da droga Rafael Caro Quintero.

O Governo e a Procuradoria-Geral do México anunciaram hoje a extradição excecional de 29 presumíveis traficantes de droga para os Estados Unidos, num comunicado conjunto, sem revelar nomes.

FBI - Federal Bureau of Investigation/ Handout via REUTERS

"Esta ação inscreve-se no âmbito do trabalho de coordenação, cooperação e reciprocidade bilateral, e respeita a soberania de ambas as nações", refere o comunicado, numa altura em que o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaça impor a partir de 4 de março um imposto de 25% sobre as exportações mexicanas, alegando que o México não combate com suficiente firmeza o tráfico de droga e a imigração ilegal para os Estados Unidos.

Um responsável governamental mexicano que solicitou o anonimato confirmou que um dos 29 extraditados para os Estados Unidos a pedido daquele país é o barão da droga Rafael Caro Quintero, mandante do assassínio de um agente da Agência Norte-Americana de Combate à Droga (DEA) em 1985 e detido pelas autoridades mexicanas em 2022.

No comunicado, a Procuradoria-Geral do México indicou que os 29 prisioneiros hoje extraditados enfrentavam acusações relacionadas com o tráfico de droga, entre outros crimes.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.