Sábado – Pense por si

O soft power sul-coreano que tomou o mundo

Marco Alves
Marco Alves 17 de novembro de 2021 às 08:00

Squid Game, BTS, Parasite ou Gangnam Style. Duas décadas de revolução digital e um fortíssimo (e milionário) apoio estatal às artes e à cultura. Eis a fórmula da Coreia do Sul para o sucesso.

O que é que Gangnam Style, BTS, Parasite e Squid Game têm em comum? São todos produtos sul-coreanos que chegaram ao êxito mundial. Mas são mais que isso. O facto de terem sido lançados em vários anos (2012, 2017, 2019 e 2021) e de serem produtos diferentes (música, banda, filme e série) mostra que há um padrão e uma indústria instalada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?