Vocações suicidas
Resta saber se a Europa será capaz de unir forças para enfrentar a vacância americana e a ameaça russa. Ou se, pelo contrário, repetirá o erro fatal de 1914, multiplicando também as suas próprias “esferas de influência”.
Resta saber se a Europa será capaz de unir forças para enfrentar a vacância americana e a ameaça russa. Ou se, pelo contrário, repetirá o erro fatal de 1914, multiplicando também as suas próprias “esferas de influência”.
As nossas sociedades estão mais envelhecidas. Em 1950, 5% da população mundial tinha 65 anos ou mais. Em 2021, o número duplicou. Em 2050, mais do que triplicará. Ao mesmo tempo, a taxa de fertilidade (e de natalidade) diminuirá drasticamente.
O antigo chefe da diplomacia europeia escreveu que "os europeus não podem continuar sendo os tolos infelizes desta história trágica, distribuindo dinheiro de olhos fechados".
A cimeira acontece um dia depois do ataque russo à cidade ucraniana de Sumy, que matou 34 pessoas e feriu cerca de 100.
Trump despreza a Europa e trata a Ucrânia como parceiro menor. O Presidente dos EUA está mesmo disposto a ajudar Putin a voltar à mesa dos grandes, reabilitando a Rússia e forçando Kiev a concessões inaceitáveis. Não se vê como possa correr bem.
Advogada vai integrar a bancada do PSD no Parlamento Europeu até ao final da legislatura.
Como acontecia há quase cem anos, também temos três potências autoritárias e revisionistas, unidas pelo ressentimento antiocidental, e que se ajudam ideológica e militarmente para forjarem uma nova ordem mundial.
Mercenários ocuparam cidade de Rostov e pediam demissão de líderes militares. Putin disse que o país está a travar "a batalha mais difícil pelo seu futuro". Coluna militar do grupo estava a caminho de Moscovo, mas acabou por recuar depois da intervenção do presidente da Bielorrússia, nas negociações.
Boris Bondarev que se demitiu por causa da guerra, lamenta o conflito com a Ucrânia e prevê um futuro "incerto" para o seu país.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou que uma guerra na Ucrânia seria "desastrosa" e disse que ofereceu os seus bons ofícios para encontrar uma solução diplomática para a tensão atual.
Squid Game, BTS, Parasite ou Gangnam Style. Duas décadas de revolução digital e um fortíssimo (e milionário) apoio estatal às artes e à cultura. Eis a fórmula da Coreia do Sul para o sucesso.
Se associarmos a esta ideia a firmeza na luta pela democracia, pela defesa do liberalismo económico e da paz democrática, teremos consolidado os principais pilares da política externa-norte americana.
Livro revela negociações para empréstimo. O diretor da revista Foreign Affairs achou que o artigo do ditador não estava em condições de ser publicado.
Em Novembro de 1929, o então ministro das Finanças mandou um artigo à prestigiada revista para olear a opinião internacional.
Mini-série documental The Devil Next Door mostra mapa com campos de concentração da Alemanha Nazi dentro das fronteiras atuais do país.
Filipe Carvalho arrecadou galardão com a série norte-americana Counterpart, do canal Starz.