NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Menino de dez anos encontra-se a recuperar. Pai acompanhou resgate. Bombeiro falou em Cristiano Ronaldo durante operação.
Baran tem dez anos e é um dos sobreviventes do sismo na Turquia. A criança foi retirada por elementos da equipa portuguesa envolvida nos esforços de busca e salvamento em Antáquia, região de Hatay.
A carregar o vídeo ...
Bombeiro português que salvou a vida de menino na Turquia falou em Ronaldo durante o resgate
A operação de resgate durou cerca de três horas e meia, entre as 17 e as 20 horas de sábado. Segundo oCorreio da Manhã, o pai acompanhou os trabalhos de resgate e um dos bombeiros que retirou Baran falou-lhe de Cristiano Ronaldo.
A criança ficou presa na que era a cozinha da sua casa, junto ao frigorífico, depois do sismo que matou mais de 34 mil pessoas na Turquia e Síria (29.695 na Turquia e mais de 4.300 na Síria, segundo a última contabilização). A casa ficava na baixa de Antáquia.
Em Antáquia encontram-se, desde o dia 8 de fevereiro, 52 operacionais da Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana e emergência médica, incluindo seis cães, que trabalham 24 sobre 24 horas para apoiar os esforços de busca e salvamento.
O comandante da missão portuguesa na Turquia, José Guilherme, disse à Lusa que foi "uma emoção muito grande" conseguir resgatar uma criança, depois de vários dias sem sucesso.
"É uma emoção muito grande para nós. Isto é o corolário daquilo que estamos a fazer aqui, da entrega dos operacionais e vamos continuar o nosso trabalho, que é salvar vidas", disse José Guilherme.
A equipa foi alertada por populares que teriam ouvido algum som de um prédio que estava parcialmente destruído. As equipas cinotécnicas foram acionadas e os cães deram sinal de que haveria alguém com vida, por debaixo dos escombros.
"Depois, foi trabalho de equipa, perceber os sons que se ouviam, se seriam de alguém, fazer furação e chegar o mais perto possível da criança para se ter a confirmação de que estaria um ser humano vivo", explicou. "Acabou por acontecer um milagre, porque a esperança é a última a morrer e cá vamos continuar, à espera de salvarmos mais pessoas", frisou o comandante da missão portuguesa.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.