Sábado – Pense por si

O que está em jogo nas eleições intercalares dos EUA

C.A.C. 06 de novembro de 2018 às 10:00

Democratas querem roubar a maioria no congresso aos republicanos, com o objectivo de controlar o poder legislativo e, com isso, limitar a acção do presidente dos EUA, Donald Trump. Obama foi um dos protagonistas da campanha.

O poder legislativo dos EUA vai a jogo esta terça-feira com as eleições intercalares (mid-term) que definem a constituição do congresso norte-americano para os próximos quatro anos e, consequentemente, beneficiar ou não as políticas de Donald Trump. O presidente norte-americano e o antigo chefe de estado Barack Obama foram os protagonistas do último dia de campanha, colocando frente-a-frente duas visões políticas distintas: Trump defendeu o lado mais conservador da política norte-americana, Obama denunciou a "política da mentira" e apelou à união.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.