Sábado – Pense por si

Michel Barnier é o novo primeiro-ministro de França

Leonor Riso
Leonor Riso 05 de setembro de 2024 às 12:35
As mais lidas

Antigo negociador da União Europeia para o Brexit foi escolhido por Emmanuel Macron.

O presidente francês Emmanuel Macron nomeou Michel Barnier, o antigo negociador da União Europeia com o Reino Unido durante o Brexit, como primeiro-ministro de França. Agora, Barnier terá que formar um novo governo no seguimento das eleições de julho que não deram a maioria clara a nenhum partido.

Segundo a agência noticiosa Reuters, Michel Barnier terá agora que impor reformas e fazer aprovar o orçamento para 2025, quando França está sob pressão para reduzir o défice.

Em julho, a coligação centrista de Macron perdeu dezenas de lugares no parlamento francês. Apesar de a Frente Popular, de esquerda, ter ficado em primeiro lugar, Macron não lhes pediu para formar governo quando os outros partidos indicaram que votariam contra.

REUTERS/Gonzalo Fuentes/File Photo
Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.