Sábado – Pense por si

Medika: entre a sobrevivência e o inferno

Sandra Felgueiras, na Polónia
Sandra Felgueiras, na Polónia 03 de março de 2022 às 15:51

Enquanto uns fogem às bombas e à destruição, outros procuram familiares e amigos. Estas são as histórias da Lya, do Paulo, do Yuri, da Mafalda e de outros com quem me cruzei na fronteira da esperança.

O que foi fazer Putin, esse louco?!” Na fronteira de Medika, do lado polaco, Lya fala-nos de coração nas mãos e não poupa o Presidente russo. No carro, que a trouxe de Chernihiv, no Norte da Ucrânia, quase na fronteira da Bielorrússia, até à Polónia, tem os avós de 80 anos e os dois filhos de 10 e 7, sentados à espera do que ela vier a decidir. Mas Lya não sabe. Aguarda que alguém a ajude. Não tem a sorte de ter familiares à espera que a levem para um qualquer país da União Europeia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?