Sábado – Pense por si

Sobreviveram a Chernobyl. Agora estão isolados em casa por causa da guerra em Chernihiv

Sofia Oliveira com Ana Bela Ferreira 10 de março de 2022 às 20:00

Casal de ucranianos está preso em Chernihiv, devido aos bombardeamentos russos. Em 1986, viveram de perto o desastre nucelar de Chernobyl e foram obrigados a abandonar a sua casa.

Halyna e Valeriy, são um casal de ucranianos com 60 anos. Tiveram que abandonar a sua casa em 1986, por estar próxima da central de Chernobyl, quando aconteceu o maior acidente nuclear registado até hoje. Agora, com 40 anos de casamento, voltam a viver numa situação de incerteza. Estão presos em casa, perto de Chernihiv (Ucrânia), enquanto as cidades à sua volta são bombardeadas, devido à ofensiva militar russa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?