Lula da Silva em Lisboa nos próximos dias 18 e 19 no regresso da COP27

Lusa 09 de novembro
As mais lidas

António Costa saudou a posição do Presidente eleito do Brasil em defesa da floresta da Amazónia.

O presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, vai estar em Lisboa nos próximos dias 18 e 19, após participar na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), em Sharm el-Sheikh, no Egito.

REUTERS/Amanda Perobelli
As datas da presença de Lula da Silva em Lisboa foram confirmadas à agência Lusa pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa, embora também se saliente que o programa do presidente eleito do Brasil em Portugal ainda não está fechado.

Na terça-feira, a agência Lusa noticiou que estava em cima da mesa a possibilidade de Lula da Silva, durante a sua permanência em Portugal, se encontrar com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, António Costa.

Na COP27, António Costa, em dois dos discursos que proferiu nesta cimeira do clima, saudou a posição do Presidente eleito do Brasil em defesa da floresta da Amazónia.

"É com renovada esperança que se ouviu o Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, renovar o seu compromisso com a desflorestação zero da floresta amazónica", declarou o líder do executivo português, na segunda-feira, durante uma mesa-redonda que contou com as presenças dos presidentes da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, do Conselho, Charles Michel, e do primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez.

O primeiro-ministro fez questão de reforçar esta sua expectativa em relação à futura presidência de Lula da Silva no discurso que proferiu perante o plenário da COP27, na terça-feira.

Enquanto secretário-geral do PS, António Costa manifestou apoio a Lula da Silva na campanha para a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais