Sábado – Pense por si

Líderes europeus juntam-se a Zelensky para reunião na Casa Branca

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 17 de agosto de 2025 às 13:11
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

A reunião de Trump e Zelensky foi anunciada depois de o presidente dos Estados Unidos ter recido Vladimir Putin.

Líderes europeus vão juntar-se ao presidente ucraniano na sua reunião com Donald Trump, marcada para segunda-feira na Casa Branca. A informação foi avançada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, este domingo.

Zelensky reúne com Trump na Casa Branca, com líderes europeus presentes
Zelensky reúne com Trump na Casa Branca, com líderes europeus presentes AP Photo/ Mystyslav Chernov, File

A presença de outros líderes europeus pretende demonstrar o apoio à Ucrânia e aliviar as preocupações de que Volodymyr Zelensky corre o risco de ser forçado a assinar um acordo de paz que não garanta a segurança da Ucrânia. Além disso é importante evitar o ambiente de confrontação vivido da última vez que o líder ucraniano esteve na Sala Oval com .

Uma rápida sucessão de anúncios confirmou que, além da presidente da Comissão, também Emmanuel Macron, presidente francês, Friedrich Merz, chanceler alemão, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o Presidente finlandês, Alexander Stubbe, e Mark Rutte, secretário-geral da NATO, se vão deslocar até à Casa Branca.

Desde que Donald Trump regressou à Casa Branca que tem afastado a Europa das negociações para a paz na Ucrânia, no entanto a pareceu ser um sinal de reaproximação dos Estados Unidos com os aliados do outro lado do Oceano Atlântico.

Artigos Relacionados
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.