Sábado – Pense por si

Jovem de 23 anos é a sexta vítima dos protestos dos "coletes amarelos"

13 de dezembro de 2018 às 10:36
As mais lidas

Homem foi atropelado por um camião enquanto participava no bloqueio de uma estrada perto de Avignon. O motorista do camião foi preso e está já a ser interrogado pelas autoridades.

Um jovem de 23 anos tornou-se, esta quinta-feira, a sexta vítima dos protestos dos chamados "coletes amarelos" em França. Segundo fontes judiciais franceses, citados pelos media locais, o homem foi atropelado por um camião enquanto participava no bloqueio de uma estrada perto de Avignon. O motorista do camião foi preso e está já a ser interrogado pelas autoridades.

Até ao momento, na sequência dos protestos dos "coletes amarelos", que ganharam grande relevância nos meios de comunicação nos últimos dias após uma série de manifestações violentas em Paris, morreram seis pessoas, todas elas em acidentes durante bloqueios de estradas.

A primeira vítima ocorreu em 17 de Novembro, durante o primeiro sábado de manifestações, perto de Pont-de-Beauvoisin, no leste do país, quando um manifestante foi atropelado por um veículo conduzido por um motorista em pânico.

Dois dias depois, uma pessoa morreu atropelada por uma carrinha e, nas primeiras horas do passado dia 2, no segundo fim-de-semana de protestos, um condutor chocou com um camião em Arles, no leste.

Uma mulher de 80 anos morreu dias depois de ser ferida por uma granada de gás lacrimogéneo em Marselha e, no passado dia 10, uma mulher de 20 anos morreu quando carro que conduzia colidiu com um camião.

Esta segunda-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, dirigiu-se à nação para anunciar um aumento de 100 euros no salário mínimo e uma redução dos impostos para os reformados e trabalhadores.

Macron reconheceu que as suas palavras "feriram algumas pessoas" no passado, considerou justificado o descontentamento que originou os protestos, e optou por anunciar um "estado de emergência económica e social" para enfrentar a situação.